Os vários crimes invisíveis de Thomas Shelby

 


Peaky Blinders foi uma daquelas séries que se tornaram um fenômeno, e que muitas vezes não dá para se saber o porquê.  

Um bom roteiro, filmagem do mesmo nível, boa direção, com planos de filmagem chocantes característicos da série, mas não é porque algo tem qualidade que faz sucesso, ainda mais uma série de episódios longos, e que não teve um hype no seu início, assim como foi com Vikings, mas diferente da série com personagens nórdicos, Peaky Blinders parece ter melhorado conforme ia avançando, chegando ao ponto de se tornar mais política, e evidenciar algo que talvez passe desapercebido por muitos fãs, a problemática mente e forma de vida de seu principal personagem.

Vi em um twitte que Thomas Shelby era um símbolo para choaches, e foi uma surpresa, um personagem com traumas de guerra, que necessita usar drogas para suportar a dor das lembranças, que comete assassinatos que em sua mente são justificáveis para atingir seus objetivos, Thomas se alia ao final da série a várias linhas políticas, apenas para novamente ter sua vitória pessoal, sem acreditar em algo, em uma forma de melhorar seu pais, ou simplesmente sua vizinhança. E tem o  que se torna principal ponto, o machismo.

Muitos espectadores podem associar o machismo contido no personagem a suas relações sexuais, suas traições, mas além disso temos o não cuidado a sua saúde mental, e a necessidade de se provar pela violência.

 Um homem totalmente fechado, que sofre sozinho por amor, de uma forma deturbada do sentimento, que não demonstra carinho pelos filhos, pela esposa, que não fala sobre sua própria morte anunciada, que planeja a vida de seus familiares e amigos sem os pedir opinião, que tem relações sexuais sem mesmo estar interessado, apenas por obrigação.

Esses são os crimes que passam desapercebidos por muitos, e que são um subtexto rico para que possamos melhora nossa visão de masculinidade, sobre as consequências que o machismo traz também para os homens. Os vários aspectos degradantes da mente masculina que tampamos os olhos, ao vermos cenas de ação impactantes mostram que Peaky Blinders tem mais a dizer se formos mais críticos com a obra.

Comentários

Mais vistos

Fantástica fantasia do Espadachim de Carvão

"Um Lugar Silencioso (A Quiet Place)"

Cuckoo - Um Achado no Catálogo da Netflix